Exercício e saúde
- Dr. Leonardo Baldez
- 15 de ago. de 2017
- 2 min de leitura

É conhecimento já bem estabelecido que a prática diária de exercícios físicos traz um importante benefício para a saúde. Dentre os muitos efeitos benéficos do exercício podemos destacar o controle da pressão arterial, diminuição do peso, controle de colesterol, diminuição dos níveis de glicose no sangue e melhora da capacidade funcional do paciente. Todos esses efeitos são responsáveis por diminuir o risco cardiovascular do indivíduo, ou seja, diminuem a chance que o paciente tem de desenvolver doenças cardiovasculares como o infarto. Essa redução de risco está mais associada a prática de exercícios aeróbicos, como caminhada, corrida, ciclismo e natação.
Mesmo em relação aos pacientes que já possuem problemas cardiovasculares estabelecidos, os benefícios dos exercícios físicos são mantidos e são recomendados para a maioria dos pacientes. Porém deve-se ter atenção e para esses pacientes é sempre importante visitar um especialista para a recomendação adequada de exercícios.
De uma forma geral, a sociedade brasileira de cardiologia recomenda a prática de exercícios físicos aeróbicos, no mínimo, cinco vezes por semana, de modo contínuo ou intervalado, com duração de pelo menos 30 minutos, com o objetivo de reduzir significativamente os eventos cardiovasculares e contribuir para o controle dos fatores de risco.
Os exercícios devem ser de intensidade moderada, o que, resumidamente podemos explicar como a intensidade suficiente para manter a respiração algo ofegante, porém controlada, de modo que se consiga ainda completar uma frase sem pausas. Intensidades maiores, com frequencia e períodos maiores e outras modalidades de exercícios também trazem benefício adicional ao paciente. Porém, é importante ressaltar que para pessoas previamente sedentárias, o exercício deve ser iniciado em menor intensidade e ser gradativamente otimizado.
Caso vocês achem difícil realizar essa quantidade de exercícios recomendada, comecem com menos, pois algum exercício é melhor do que o sedentarismo. Aos poucos tentem aumentar a intensidade e com certeza o coração irá agradecer no futuro.








Comentários